Thapcom

Wayfinding: como usar o design de sinalização para orientar o seu cliente

O design de sinalização (Wayfinding) estuda a relação das pessoas com os signos e os espaços e é um elemento fundamental na construção de ambientes que sejam fáceis de navegar e compreender para o usuário. É importante que ele seja claro, coerente e fácil de seguir para garantir que o usuário chegue ao seu destino de forma rápida e eficiente. Além disso, um bom design de sinalização também ajuda a melhorar a experiência do usuário, tornando seu ambiente mais atrativo e convidativo.

O que é Wayfinding

O wayfinding é o processo de orientação e navegação em ambientes construídos, como shoppings, aeroportos, estações de trem, hospitais, etc. É importante para guiar o usuário de forma clara e eficiente até seu destino, além de ajudar a melhorar sua experiência e a impressão que ele tem do ambiente.


Sistema de sinalização/ Wayfinding desenvolvido pelo nosso estúdio para a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Por que o design de sinalização é importante

O design de sinalização é importante porque ajuda a orientar o usuário de forma clara e fácil de seguir – seja ele pequeno, médio ou grande -, garantindo que ele chegue ao seu destino de forma rápida e eficiente. Além disso, ele também ajuda a melhorar a experiência do usuário, tornando o ambiente mais atrativo, convidativo e seguro.

Identidade visual BPP
Identidade visual BPP

Como usar o design de sinalização para orientar seu cliente

Existem algumas dicas importantes para se utilizar o design de sinalização de forma eficiente e efetiva:

• Mantenha a consistência: é importante que todos os sinais sejam consistentes em termos de design, tipografia e cores. Isso ajuda a criar uma sensação de familiaridade e confiança para o usuário.

• Use imagens claras e fáceis de entender: as imagens devem ser claras e fáceis de entender, para garantir que o usuário saiba exatamente para onde ele deve ir.

• Use sinais de seta: sinais de seta são uma maneira eficaz de guiar o usuário, especialmente em ambientes grandes e complexos.

• Localize sinais em pontos estratégicos: é importante que os sinais sejam colocados em pontos estratégicos, como cruzamentos de corredores ou junções de escadas.

• Atualize regularmente: é importante que os sinais sejam atualizados regularmente para refletir quaisquer mudanças no ambiente ou no layout. Isso garante que o usuário sempre tenha informações precisas e atualizadas.

• Tenha sinalização em diferentes idiomas: em ambientes com um público diverso, é importante ter sinalização disponível em diferentes idiomas para garantir que todos os usuários possam entender.

• Use tecnologia a seu favor: a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa na orientação de seus clientes. Por exemplo, aplicativos de navegação interna, telas de LED e QR codes podem ajudar a tornar o processo de navegação ainda mais fácil e eficiente.

Conclusão

O design de sinalização é um elemento fundamental na construção de ambientes fáceis de navegar e compreender para o usuário. Ao seguir as dicas acima, você pode garantir que sua sinalização seja clara, coerente e fácil de seguir, melhorando a experiência do usuário e ajudando-o a chegar ao seu destino de forma rápida e eficiente.

Quer saber mais sobre sinalização e wayfinding e como podemos ajudá-lo a implementar esses conceitos em seu negócio? Entre em contato

Você pode se interessar por: