Thapcom

Qual é o momento certo para investir em design?

A maioria das empresas investe em design em três momentos distintos: concepção, consolidação e reposicionamento. Empreender não é uma tarefa fácil, no Brasil, segundo estudos do Sebrae, uma em cada 4 empresas abertas, fecha as portas em menos de 2 anos.

A presença do design no momento da concepção da empresa é uma poderosa ferramenta para planejar processos, interfaces e comunicação. Isso pode ser a diferença entre sobreviver ou fechar.

Acreditamos que o design, nessa fase, é fundamental para mitigar erros de processo e de comunicação e abrir um negócio com uma identidade exclusiva, clara, e direcionada para seu público-alvo. No entanto, no Brasil, ainda não temos a cultura de usar o design como parceiro para empreender. Não colocamos o design no plano de negócio, quando muito, reservamos o dinheiro para a confecção de uma placa para por na fachada, com uma marca adaptada por um amador ou copiada de um banco de imagens.

Temos aqui uma quantidade muito grande de empreendedores por necessidade. Pessoas que tentam abrir seus negócios na raça e por falta de opção de trabalho. Com isso, vemos vários negócios abertos com muita vontade, mas com quase nenhum planejamento. 

Na essência, design significa projetar e isso implica em analisar um cenário, buscar referências, gerar ideias e propor soluções únicas para cada cliente, para cada situação.

Dito isso, observamos que a maioria dos negócios que sobrevive aos difíceis primeiros anos e consegue alguma musculatura financeira e algum sucesso, começa a perceber a importância do design. Passa a entender a necessidade de consolidar seu nome no mercado e a querer melhorar sua identidade e comunicar de forma mais eficaz. 

Outro momento é o de se reinventar, reposicionar a marca/produto. Na sociedade da informação somos bombardeados por novidades a todo momento. Isso gera uma grande ansiedade e grande expectativa por mudanças cada vez mais rápidas. Nesse sentido, vemos o ciclo de vida de produtos ficar cada dia mais curtos. 

Isso se reflete nos negócios que têm de se movimentar muito mais rápido e aprimorar sua capacidade de adaptação ao novo e ao mesmo tempo que manter e exaltar sua origem e os valores que os trouxeram a empresa até momento. 

O design pode ajudar muito nesse processo dinâmico, tanto no reposicionamento de um negócio, quanto em pequenas ações com fins específicos para um produto ou serviço. 

Sabemos que cada empreendedor tem necessidades e tempos distintos, mas nós da Thapcom acreditamos que em qualquer fase do seu negócio é fundamental projetar, pensar novas soluções (melhores, que reduzam custos e aumentem o valor agregado dos seus produtos e serviços). Isso, sem dúvida, pode ser feito a qualquer tempo e estamos à disposição para somar design e ideias ao seu negócio.

Você pode se interessar por: